Videos de Motor.

Compartilhe. . .

Sou de uma família de mecânicos há quatro gerações, portanto já vi muito motor, ou melhor, muitos motores. Trabalhamos e fomos proprietários de uma oficina de mecânica pesada, uma retífica de motores e, por fim, uma distribuidora de peças automotivas. Durante todo esse período tive a oportunidade de conhecer motores dos mais diversos tipos. Vi, por exemplo, um motor a vapor cujos pistões tinham, pelo menos, uns três metros de comprimento. Era uma beleza da engenharia.

Sempre me encantei em com a idéia de entender como foram construídos os mais diversos tipos de motor e como eles funcionam. Motores Otto e Diesel, motores de dois tempos e quatro tempos, só para citar os mais comuns, cada um deles tem suas particularidades, construção, peças e funcionamento diferentes uns dos outros. Na verdade é um universo de informações que nos deixa cada vez mais curioso e mais desejoso de continuar aprendendo.

Tempos atrás, mesmo sendo o assunto um pouco fora dos temas do blog, postei aqui um vídeo de animação em 3D que mostrava a montagem e o funcionamento de um motor comum de quatro tempos. Descrevi alguns dos componentes, ou peças, na medida em que iam aparecendo, isto para esclarecer um pouco àqueles que são simples curiosos ou aprendizes do assunto. Depois disto, notei que muitas pessoas tinham interesse pelos motores e resolvi continuar a explorar o tema.

Hoje, estou convencido de que vale a pena continuar a explorar o assunto. Vou procurar vídeos que mostrem:
motores de moto, caminhão e carro;
animações em 3D de montagem e funcionamento;
curiosidades sobre motor.

Por exemplo, gostaria de saber qual o maior e o menor motor a combustão do mundo e acho que seria interessante para muitos leitores.




A título de curiosidade, veja essa imagem animada que ilustra o funcionamento de um motor de quatro tempos com ignição elétrica.

Compartilhe. . .

1 Palpites Grátis:
Anônimo disse...

posta um video ou então um passo a passo de desmontagem e montagem do motor de chevette 1.6 álcool eu tô precisando . valeu