You Tub? Yutube? Yuotube? Os 1001 nomes do You Tube.

Compartilhe. . .

As pessoas que deram o nome de You Tube ao maior site de vídeos da atualidade certamente não pensaram nos usuários cuja língua é o português.

A situação, ainda, nos lembra a época do surgimento do Google, quando a maioria dos lusófonos tendia a escrever "GuGol".

As estatísticas não mentem... nós é que mentimos com elas! Por isto, sem mentiras, afirmamos que o "You Tube" (cujo nome se escreve separado, mas no site, www.youtube.com, tem as palavras grafadas juntas) deve ter 1001 nomes. Nós mesmos constatamos, através das estatísticas, 65 diferentes grafias para o nome. Aqui estão as 12 mais comuns: yutube, yotube, you tub, you tuby, iutube, youtub, yotub, yutub, yuotube, you tuble, iutubiu e yahoo tube.

Acreditamos que esse grupo de palavras pode ser dividido em pelo menos três categorias:

.1) - yutube, yotube, you tub, youtub e yuotube: parecem ser meros erros de digitação, casos em que apenas uma letra foi suprimida ou teve sua posição invertida; muito embora possam também ser erros por desconhecimento da forma correta de escrever o nome do site.;

.2) - you tuby, iutube, yotub, yutub, you tuble, iutubiu: indicam, com grande probabilidade, desconhecimento da grafia correta.;

.3) - yahoo tube: como vários outros casos não mencionados aqui, é pura criatividade do usuário, uma vez que nunca existiu um site com esse nome ou com um parecido. A intenção, nos acreditamos, era encontrar o Yahoo Vídeos.

Um adendo interessante é descoberto quando analisamos que palavras vêm associadas às grafias apresentadas acima. Com elas podemos descobrir o quê, mais especificamente, o usuário desejava encontrar. São elas: vídeos e filmes é bem natural, pois este era o nome do blog; grátis, é claro, afinal quem deseja pagar pelas coisas na internet; baixar, é uma verdadeira febre - todos querem; sexo, com certeza, são pessoas tentando descobrir como a espécie humana sobrevive; filme, no singular também se explica pelo nome do blog; recentes, sem dúvida! Afinal, quem gostaria de ver vídeos do século XIV?; ver,... é. Se não der para ver, não tem graça...; animais, todo mundo gosta de ver a bicharada.; musicas, é outra coisa que todos querem "de grátis" e download, sintoma correlato à febre do baixar.

Um caso curioso é o das pessoas que procuram vídeos para por no gráfico, que, certamente, são aqueles vídeos para ilustrar os gráficos em relatórios e apresentações institucionais... (kkk, Fala sério!).

Por hora é só. Deixamos em aberto, para atualizações posteriores, nosso pequeno dicionário de "youtubês".
.

Compartilhe. . .

0 Palpites Grátis: